Botando ordem na casa

O meu sumiço deve-se ao fato de que, nos últimos meses, parei de ler. Não por completo, é claro, mas num ritmo consideravelmente mais lento. E não só no ritmo, na avidez também. Nada consegui me prender. Achar uma história que me cativasse foi uma busca mais árdua nos últimos tempos.

Essa dificuldade tem muitas razões: uma delas é o amadurecimento. Me peguei, repentinamente, confrontada com os problemas da vida adulta e não consegui lidar com eles, admito. Comecei a pagar muito mais contas do que realmente podia, me envolvi com movimento estudantil e me enrolei com a graduação. No meio disso, terminei um relacionamento e voltei com ele.

Me perdi no meio desse turbilhão de acontecimentos (pode parecer pouco para alguns, talvez. Pra mim, foi - e está sendo - um furacão) e ainda não consegui me achar. Pensei bastante sobre a vida nesse meio e tempo, e apesar de estar lendo pouco e produzindo nada para o blog, escrevi bastante em blogs secretos e diários de papel. Descobri que preciso voltar a ler - e muito! - porque não sei nada. E que preciso diversificar essa leitura. Porque não sei nada.

Esse post nasceu há alguns minutos. Quero organizar um método pra esvaziar minhas estantes de forma diversificada, usar mais meu kobo e satisfazer algumas pessoas. Na minha ambiciosa organização, preciso contemplar as seguintes listas:

- Os livros que meu namorado me deu de presente
Gente, já perdi a conta. Ele já me trouxe presente de viagem, de feira, do trabalho que ia jogar livro fora... Sem contar os presentes de aniversário, natal etc etc etc. Preciso ler esses livros porque né, foram presentes de coração do meu amado :)

- Os 100 essenciais da Literatura Brasileira
Isso porque faço Letras e li pouquíssima Literatura brasileira na minha vida. To super atrasada na faculdade e não tenho dado prioridade às matérias de literatura, então não precisei me confrontar com esse desfalque no meu acervo literário, mas um dia essa hora vai chegar e preciso estar preparada.

A lista mais famosa é aquela da revista Bravo. Peguei a relação num vídeo da Tatiana Feltrin onde ela fala sobre o assunto. O que vou fazer é assinalar os livros de poesia e lê-los aos pouco. Uma poesia por dia, talvez, ou quando me der na telha.

- Livros sorteados da minha TBR Jar
A "To-be-read Jar" é um método muito famoso por aí que começou com os booktubers americanos (na verdade esse troço existe há muito tempo. A galera só deu um nome bonitinho). Fiz a minha! Coloquei todos os meus livros físicos não-lidos em papeizinhos num potinho e é só sortear quando quiser ler um.

- Todos os ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura (1901-2010)
Achei esse livro do Ludenbergue Goés perdido no meu kobo. Coloquei ele lá por um motivo, certo?
Como no prêmio Nobel a premiação é para o autor e não para uma obra especificamente, vou precisar definir um método pra escolher a leitura. Isso vai depender de cada autor, sua história, fases etc. Também vou seguir a ordem cronológica de trás pra frente, ou seja, em Julho de 2015, o autor será Mario Vargas Llosa. Acho que vai ser mais prazeroso dessa forma pra eu me acostumar com os estilos diferentes. Quanto mais contemporâneo, mais perto da minha realidade - acredito eu.

- Clube da Leitura
Recentemente fiquei sabendo de um clube de leitura cuja ideia é ler mais mulheres! Gente, tudo a ver comigo! Os encontros são mensais e físicos, ou seja, uma livraria aqui do Rio (se não me engano tem em outras cidades como São Paulo e Curitiba) hosteia o evento. A Luara do Ao Rés do Chão é uma das organizadoras :) Pretendo acompanhar o clube.
Acesse a página aqui e confira se tem uma "filial" na sua cidade.

A ideia é pegar um livro de cada lista por mês, além de continuar com as leituras paralelas entre um livro e outro. Cinco é um bom número: nem muito nem pouco. Acho que é uma meta razoável.

Além do planejamento de leitura, preciso retomar também o cronograma de postagens! No post de comemoração de um ano do blog, determinei algumas colunas fixas. Era uma ideia boa, mas não consegui manter.

Das propostas, só uma será retirada: os links de domingo. Já não acompanho tantos blogs assim pra repassar links pra vocês, então não faz sentido. De resto, todas as colunas serão mantidas. são elas:
Segunda-feira: a resenha da semana!
Primeira quinta-feira do mês: "Correio de Quinta"
Sexta: Inspiração de Sexta

Colunas sem dia fixo: a dos covers e o ep. da semana. Quando as séries que estou assistindo atualmente voltarem, farei reviews semanais dos episódios.

Não sei como vai ser essa rotina. Agora, minha universidade (estudo e trabalho no mesmo lugar) está em greve. Não estou trabalhando nem estudando, então tenho MUITO tempo livre pra fazer isso acontecer. Quando as coisas voltarem ao normal, aí já não sei. Por enquanto, fica aqui meu registro e boa vontade rs

Espero que as coisas se ajeitem daqui pra frente!
Vejo vocês em breve.

Beijo grande,
Nats.

Comentários

Postagens mais visitadas