[Filme] Spring Breakers



Spring Breakers foi um filme muito comentado na mídia por ter como protagonistas três ícones adolescentes: Selena Gomez, Ashley Benson e Vanessa Hudgens. Elas não só são famosíssimas (duas são ex-estrelas da Disney, como se desvencilharam, ou pelos menos tentaram, da imagem de menina deixada por seus papeis anteriores. Durante as filmagens, as meninas postavam fotos em suas redes sociais e pareciam desenvolver uma grande amizade. Todos esses fatos somados deram grande publicidade ao filme, principalmente nas mídias adolescentes, como a revista Capricho (sei disso porque leio a publicação, me julguem). Já tinha uma vaga ideia do que esse filme tratava e não achava uma boa ideia divulgá-lo para meninas de treze anos. Depois de assistir, tive certeza.

Spring Breakers conta a saga de quatro universitárias um tanto quanto fora da realidade. Sabe aquela história de party hard? Elas levam esse conceito muito a sério. Por isso, juntaram dinheiro para participar do Spring Break, uma espécie de feriado no qual os jovens tiram umas férias dos estudos em alguma praia. É uma putaria generalizada, todo mundo muitcho lôco, muita droga, cerveja e sacanagy. Mais ou menos como acontece toda sexta-feira nas universidades brasileiras, mas com licença poética pra isso. Enfim, elas querem viajar para aproveitar o spring break, mas o dinheiro não é suficiente o suficiente. Arrasadas, assaltam um estabelecimento comercial pra bancar a viagem.

(pausa para você absorver a informação)

(absorveu?)

(eu não)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

De começo, achei se tratar de algum assunto leve, meio cômico até. Tipo "jovens assaltam loja pra viajar, que retardadas, né?", só que não. O filme é meio sinistro, envolve temas muito sérios e polêmicos. Não entendo muito de cinema, porém acredito que a forma como ele foi feito contribuiu pra esse clima de seriedade misturado com absurdo. Apesar de seguir uma ordem cronológica, as cenas são cortadas por flashbacks e outras ambientações. Não sei explicar muito bem, mas posso dizer que não é uma ordem com a qual estamos acostumados e nem nunca vi nada parecido antes. Tirando as cenas na praia, a iluminação é meio escura, quase sempre tem luz negra e muita fumaça das mais variadas fontes.

Foi muito estranho ver essas atrizes tão presentes na minha adolescência atuando dessa forma. E esse é um ponto importante: não é porque essas meninas fazem (Ashley Benson ainda atua na série Pretty Little Liars e é uma inspiração para muitas garotas) ou faziam parte do âmbito juvenil que devemos incentivar as gurias a ver esse filme. Há cenas de sexo praticamente explícito, além de álcool e drogas. Não sou puritana e nem acho que não se deva falar sobre essas coisas com a galera mais nova, no entanto a forma como esses assuntos foram explorados no filme podem sim influenciar mentes mais jovens de forma negativa. GENTE, elas assaltaram uma loja pra VIAJAR. Avalia aí.


O que eu achei do filme em si? Muito bom! Retrata muito bem essas meninas imaturas, apesar da idade, que veem tudo como uma grande brincadeira. Mesmo estando envolvidas com coisas seríssimas como tráfico e assassinato, elas dão risadinhas e acham graça nessas coisas. É meio insano, na verdade. E como já expliquei, o clima psicodélico contribui pra essa sensação de insanidade. Tenho certeza que as personagens de Ashley Benson e Vanessa Hudgens não batem bem da cabeça.

Não procurei reviews desse filme porque tenho certeza que as pessoas vão julgar por causa das atrizes. Se você for maior de idade, tente ver o filme sem preconceitos. Gostei muito do trabalho de direção e da história. As atuações não me encantaram nem nada do tipo. E se ainda for fã de High School Musical e Os Feiticeiros de Waverly Place, espera mais um pouco, tá?

P.S.: já tinha fechado o post quando estava olhando comentários no filmow e descobri que James Franco está no filme! O personagem dele só aparece mais no meio. Não quis falar que o cara atuou bem porque sabia que quem falasse mal do filme só destacaria a atuação desse cara (que até então eu não sabia quem era) pra não focar em nenhuma ídolo teen. Agora que sei quem é o ator... Gente, ele está IRRECONHECÍVEL nesse filme! SENSACIONAL!

Comentários

Postagens mais visitadas