O Destino de Harry Potter, Ivan Finotti e Juliana Calderari


O Destino de Harry Potter
Ivan Finnotti e Juliana Calderari | Editora Conrad | 152 págs. | Skoob

Um livro que revela os rumores sobre o futuro de Harry Potter e seus amigos da escola de feiticeiros. Durante meses, Ivan Finotti e Juliana Calderari analisaram todos os filmes e livros do personagem, entrevistaram escritores, fãs e jornalistas, vasculharam o universo criado pela autora JK Rowling para levantar pistas e evidências do que ela prepara para o bruxinho que conquistou o mundo. O resultado é este emocionante livro-reportagem que se lê como um livro de aventuras. O que acontecerá com o povo de Hogwarts? Qual o destino de Harry Potter? Quais as teorias mais prováveis que circulam pelo mundo? E as mais malucas? Todos os fãs de Harry Potter querem saber.
Sinopse e informações retiradas do skoob
Comecei a ler esse livro só pra testar o meu Kobo, então não esperava muita coisa dele. Talvez por isso tenha parecido legal e interessante (não que não o seja de fato). Nele, os dois jornalistas Ivan e Juliana investigam as teorias circulantes pelo mundo sobre o final da saga Harry Potter. O livro foi lançado em 2006, um ano antes do lançamento do sétimo volume de HP.

O trabalho até que ficou decente, viu. Foram analisadas várias entrevistas da J.K Rowling, um trabalho não muito proveitoso, pois ela sempre foi muito discreta em relação às suas histórias. Analisaram capítulos e passagens importantes e entrevistaram especialistas, como os criadores de fansites e escritores de fanfics.

Na verdade verdadeira, do meu ponto de vista, não foi uma investigação muito útil para aqueles que não são fanáticos pela saga. Isso porque não faz muito sentido pra mim ficar discutindo seriamente a sequência de uma história, sendo que o fator determinante dela é o autor, então nossas teorias não valem de muita coisa. É divertido sim discutir com os amigos, mas não acho que renda material pra um livro.

Mesmo assim, foi muito divertido ler agora, depois da história já ter acabado. Deu pra rir de algumas teorias malucas e admirar os leitores mais atentos, aqueles que acertaram nos palpites por pura lógica. De fato, J.K. soltou pistas durante os sete livros porque sua trama é muito bem amarrada. Enfim, deu pra rir de algumas teorias sem noção rs

A parte mais legal é o capítulo final, com alguns trechos de fanfics escritas por brasileiros. Uma em especial me chamou a atenção, a qual conta a história dos fundadores de Hogwarts. Até cheguei a procurá-la na internet pois queria mais, mas é só aquilo que tá no livro mesmo. Para ler, clique aqui.

Fora isso, a última fic reproduzida foi escrita por um dos autores do Destino de Harry Potter, Ivan. Nela, Harry acaba morrendo na batalha com Voldemort, tem um filho com Hermione (!) e volta cinco anos depois na forma de estátua, através de uma horcrux. Não gostei muito dessa não...

Bom, é um livro divertido de ler, não há dúvida. Dá pra passar o tempo porque é bem curtinho e dá pra terminar bem rápido. Quem tiver oportunidade, cai dentro.

Comentários

Postagens mais visitadas