Redes sociais para geeks

Todo mundo sabe o que é rede social, né? Facebook, o falecido orkut... E media tracker? Cês conhecem? Com certeza sim, mas talvez não pelo nome. Media trackers são redes sociais para o usuário marcar coisas como livros, filmes, séries... O skoob é um media tracker, por exemplo. Sou uma aficionada por esse tipo de site e hoje vou mostrar alguns a vocês. Bora?



Skoob


O Skoob é, provavelmente, o media tracker de livros mais popular da atualidade. Nele, você pode marcar os livros, HQs, mangás e até revistas que leu, quer ler, os que tem, os que deseja ter e cadastrar novos autores e livros. O site tem uma equipe responsável pela duplicação de cadastros, mas o resto é por conta dos usuários. Qualquer um pode mexer nas informações das edições dos livro. Tem também a possibilidade de criar grupos de discussões, mas eles são pouco usados.
Eu no Skoob!

Orangotag


Esse media tracker é específico pra quem assiste muitas séries. Nele você adiciona séries a sua watchlist (seus acompanhamentos do momento) e marca os episódios já vistos. Existe espaço para comentários e troca de mensagens privadas. Esse site me ajuda bastante porque às vezes passo muito tempo sem assistir uma série e depois não lembro onde parei. Uma vez eu não sabia onde tinha parado em Glee e fiquei baixando TODOS OS EPISÓDIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA ATÉ ACHAR O CERTO! Foi desesperador! Além disso, dá pra descobrir várias séries novas pelos relacionados. Vale ressaltar que os usuários não tem o poder de cadastrar séries e a administração dá mais atenção às estrangeiras, pois são mais famosas. Isso resulta numa carência de programas brasileiros. Além disso, o servidor do Orangotag é terrível e é comum o site ficar fora do ar.
Eu no Orangotag!

Filmow



Inicialmente, o Filmow era um Skoob para filmes. Ou seja, você marcava os filmes que já tinha visto, que queria ver, os que NÃO queria ver, postava comentários sobre eles etc. Com o crescimento do site, as pessoas começaram a cadastrar séries também, mas como essa não era a finalidade do projeto, não tem como marcar episódios específicos. Aqui você marca por temporada.
Quando algum filme ou série é cadastrado, aparece a mensagem "aguardando confirmação". Isso significa que a página já está disponível para o público, mas ainda não passou pela "fiscalização".
Como tenho conta no Oragotag, uso o Filmow só pra filmes e adoro muito!
Dica: NÃO leia a página de comentários antes de ver o filme. Apesar de ter uma ferramente para esconder partes com spoiler, as pessoas não têm bom senso e postam tudo pra qualquer um ver.
Eu no Filmow!

Trakt



O Trakt é um media tracker para programas de tv em geral e filmes. Apesar de ser americano, tem TUDO lá! Já digitei algumas séries brasileiras pouco conhecidas (existe alguma série daqui internacionalmente conhecida?) como "Capitu" e apareceu. Até onde sei, quem cuida do cadastro de séries e tudo o mais é a equipe do site. Também dá pra sincronizar um plug-in com o programa usado pra ver as mídias, daí aparece o que você tá vendo no momento no seu perfil, mas não uso nenhum dos programas compatíveis, so...
Vi uma menina recomendando esse site por causa da queda frequente do servidor do Orangotag. Podia largar todos os outros sites e ficar só nesse, mas tenho um carinho especial por eles hahaha SIM, EU TENHO APREÇO POR COISAS VIRTUAIS.
Eu no Trakt!

Last.Fm



Esse é pros amantes de música, ou seja, todo mundo! rs Nesse aqui o sistema é o mesmo do Trakt: um programa sincroniza as músicas que você escuta e as coloca no seu perfil. Fica tudo gravado e conforme o tempo vai passando, o site vai te mostrando qual música você mais ouviu e qual artista mais ouviu. Além disso, na sua dashboard, ele te recomenda bandas e cantores que tenham o som parecido com o que você costuma escutar. Descobri muita coisa legal assim. Pra quem tem iPod ou algum smartphone compatível com o Last.fm, dá pra sincronizar as músicas deles também. No programa tem um recurso para escutar rádios formuladas pelo site. Antigamente era de graça, mas agora o serviço é pago. Blé.
Adoro muito, muito o Last.fm e recomendo muito também!
Eu no Last.fm!

A ideia desse post é apresentar os media trackers a vocês. Enquanto escrevia, fiquei pensando "todo mundo já deve conhecer isso tudo", mas fiquei na dúvida. Deem um feedback! Curtiram o post? Já conheciam esses sites? Coloquei esses em especial porque os conheço bem, pois uso todos com frequência.

Espero que tenham gostado :)
Beijão!

Comentários

Postagens mais visitadas