Sussurro, Becca Fitzpatrick


Entrar em um relacionamento não era exatamente parte dos planos de Nora Grey. Embora sua melhor amiga, Vee, vivesse empurrando garotos pra cima dela, Nora nunca se sentiu atraída por nenhum deles. Pelo menos até a chegada de Patch. Seduzida por seu sorriso despretencioso e pelo olhar que parece enxergar através dela, Nora se sente incapaz de pensar com clareza. É quando uma sucessão de acontecimentos assustadores começam a cercá-la. Ao mesmo tempo, Patch parece surgir em todos os lugares, e mostra que conhece absolutamente tudo sobre sua vida. Para Nora, é impossível decidir entre atirar-se nos braços dele ou fugir do perigo que o ronda.

Na busca de repostas, ela se aproxima de uma verdade que pode ser ainda mais avassaladora que qualquer das emoções que Patch a faz sentir. De repente, Nora está no centro da eterna batalha travada entre anjos e seres imortais - e quando chegar a hora de escolher um lado, a decisão errada poderá custar sua própria vida. (sinopse tirada da orelha do livro)


É sempre difícil fazer resenha de um sucesso. Fico com medo de dar minha opinião e depois vocês quererem me matar a pedradas. Porque EU fico com muita raiva quando vejo opiniões negativas dos livros que gosto. Mas gente, não tem como disfarçar com Sussurro. Não irei escolher minhas palavras com cuidado porque não tenho pena dele. QUE LIVRO RUIM!

Pra começar, a história é narrada de uma forma muito lenta, em primeira pessoa, deixando até as cenas de ação pouco emocionantes. Os acontecimentos são narrados objetivamente, transparecendo a visão de Nora superficialmente. Ou seja, são sequências frias, desprovidas de adrenalina. Além disso, esses momentos de tensão física são escassos. A maioria do livro é feita de conversas interiores da Nora, em geral pensando em Patch. Sério. A garota está sendo perseguida por um cara com uma máscara de esquiador, e nem é uma perseguição normal, é uma com direito a invasão de casa e destruição de carro. Mas não, quem se importa com isso?! O negócio dela é se preocupar com Patch.

A segunda pior coisa de Sussurro foram os personagens idiotas. Nora e sua amiga Vee em especial. Vee, a melhor amiga de Nora, é muito... Irritante. Ela simplesmente não ouve os conselhos de Nora e não consegue enxergar perigo em nada porque é burra e fútil demais. Os diálogos entre as duas são de dar nos nervos porque ela só fala besteira, enquanto Nora está visivelmente assustada com alguma coisa. A garota simplesmente não dá trela pras preocupações da amiga e age como se os acontecimentos recentes não fossem relevantes. Imprudência resultado de IDIOTICE.

Já Nora, como disse em cima, tem coisa melhor pra se preocupar ao invés de ficar pensando em Patch. Tudo bem, ele é irresistível e ela sente uma atração louca por ele, mas HELLOOOOOO! TEM ALGUÉM QUERENDO TE MATAR, QUERIDA! Becca colocou no centro da história uma garota sem nenhuma característica marcante, sem sal. Como se não bastasse, mesmo com o cara da máscara de esquiador a solta, ela vai a lugares distantes e de má fama sozinha. Pra mim, isso não é coragem e sim estupidez. Ou o jeito que Becca encontrou de fazer as coisas acontecerem.

Por falar nisso, vocês sabem, a trama é sobre anjos. Anjos que às vezes tem poderes, às vezes não. É. POIS É. VAI ENTENDER. Na cena final, tem gente parada olhando a merda acontecer. Por quê? Tu não é anjo, meu bem?

Enfim, apesar de ter demorado muito pra ler esse livro porque ele não me empolgou, não achei justo dar só uma estrela. Foi bem escrito, coerente e com uma trama boa. Quer dizer, todos os mistérios são respondidos bem no final, então a raiva diminui um pouco aí (o que não compensa toda a lenga lenga do início e meio), mas a forma como se desenvolveu foi lenta DEMAIS. Mistérios demais = desinteresse. A minha sensação foi de um Lua Nova sobre anjos. Muita enrolação, nada de ação e Nora caidinha por Patch enquanto sua vida está virando de cabeça pra baixo.

Aliás, o que essas meninas viram nesse cara?! Da onde saiu a paixão dele por Nora? O QUE DIABOS ELE VIU NELA??!?!?!?!! Pra mim, não passou de um cara irritante. Não vi nada de sexy ali.

Balanço final: arranjem coisa melhor pra ler.

Comentários

Postagens mais visitadas